quarta-feira, 4 de outubro de 2017



CATEDRAL DE SIENA - ITÁLIA.

A Catedral de Siena. também conhecida como Duomo de Siena, foi construída entre 1215 e 1263. Tem a forma de uma cruz Latina, um cúpula e uma torre de sinos. A lanterna, no topo da cúpula, foi adicionada por Gian Lorenzo Bernini. O exterior e o interior são feitos de mármore preto e branco, as cores simbólicas de Siena, derivadas dos lendários cavalos dos fundadores da cidade, Senius e Aschius.











Fotos: Lisete Chies.


FONTANA DE TREVI  - ROMA - ITÁLIA

A Fontana di Trevi é a fonte mais bonita de Roma, tendo 20 metros de largura por 26 metros de altura, sendo a maior fonte da cidade. 
A origem da fonte remonta ao ano 19 a.C., época em que a Fontana constituía o final do aqueduto Aqua Virgo. A primeira fonte foi construída durante o Renascimento, sob as ordens do papa Nicolau V.
O aspecto final da Fontana di Trevi data de 1762 quando, depois de vários anos de obras promovidas por Nicola Salvi, foi finalizada por Giuseppe Pannini.
nome de Trevi deriva de Tre Vie (três vias), já que a fonte era o ponto de encontro de três ruas.
A fonte retrata uma carruagem em forma de concha, puxada por cavalos marinhos e guiada por Tritões, uma cena de um oceano mitológico. Uma boa parte desse design foi criada pelo arquiteto Nicola Salvi em 1732.






Fotos: Lisete Ches.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

 MONUMENTO A VITTORIO EMANUELLE II

                                         VENEZA - ITÁLIA

A estátua equestre, gravada por Alessandro Nelli , é colocada no topo de uma base de granito rosa de Baveno e pedra de Istria e representa Vittorio Emanuele II andando com uma espada na mão enquanto movimenta a batalha  .
Ao pé do monumento, na posição frontal, encontram-se duas alegorias da cidade  :
  • na parte de trás há a figura feminina sentada em " Veneza subjugada ", maltratada e presa após a derrota sofrida pela jovem República de São Marco (1848-1849), com uma espada quebrada na mão e uma cadela loira que morda as correntes imposto pela Áustria;
  • na frente, há a personificação da " Veneza triunfante ", desta vez orgulhosa da liberdade recuperada, com o braço esquerdo protuberante e uma espada descansando em sua mão direita, lado a lado com uma marcha de leão que arrasa que, ao mesmo tempo que rasga o tratado de Viena de 1815 , colocou a sua perna frontal esquerda em uma lápide com os resultados do plebiscito de Veneto em 1866 (641.758 votos para sim e 69 votos para não), por sua vez, no livro com o tradicional " Pax Tibi Marce" / Evangelista Meus ".
Nos lados do pedestal rosa de granito do lado longo, dois degraus laterais têm duas cenas  :
  • por um lado, a famosa batalha de Palestro , lutou nos 30 e 31 de maio de 1859, durante a Segunda Guerra da Independência , a primeira vitória do exército franco-piemontês nas tropas austríacas; Nos degraus embaixo está colocado o escudo cruzado da Casa Savoia ;
  • do outro lado há a entrada triunfal de Vittorio Emanuele II em Veneza finalmente libertada do domínio austríaco , que aconteceu no dia 7 de novembro de 1866, seguindo o plebiscito do Vêneto de 21 a 22 de outubro de 1866; nos passos subjacentes é um escudo com os símbolos de Roma (um capelão e a abreviatura SPQR ) (https://it.wikipedia.org/wiki/Monumento_a_Vittorio_Emanuele_II_(Venezia)













  • Fotos: Lisete Chies.


BASÍLICA DE SÃO MARCOS

                                                           VENEZA - ITÁLIA

Obra-prima arquitetônica única, uma mistura de Oriente e Ocidente. Uma das mais esotéricas  igrejas do culto católico, perfeita união entre a cultura oriental e ocidental. Constantinopla e suas façanhas são revividas nessa Igreja gótica-românica-bizantina que é longa,  quase 76,5 metros e larga, quase 63 metros, têm cinco cúpulas, sendo que a central tem 43 metros de altura.







  Fotos: Lisete Chies.

PRAÇA DE SÃO MARCOS - VENEZA - ITÁLIA

BASÍLICA DE SÃO MARCOS








  Fotos: Lisete Chies

terça-feira, 26 de setembro de 2017

 

                                 ROMA - ITÁLIA 

                          Detalhes da Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos.




Fotos: Lisete Chies.


ROMA - ITÁLIA

Detalhes da Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos.


Fotos: Lisete Chies.

Roma - Itália 

A arte em cada canto desta bela cidade.
Cada praça, basílica, rua, tem um toque de arte.  É só olhar e se maravilhar com tanta beleza.

BASÍLICA DE SANTO AMBRÓSIO E SÃO CARLOS.

A construção foi iniciada no local onde antes ficava a antiga igreja San Nicola de Tofo por ocasião da canonização de São Carlos Borromeu (1610), sob a direção de Onorio Longhi e, após sua morte, de seu filho Martino Longhi, o Jovem. A planta é no formato de uma cruz latina enquanto que a cúpula, similar à de Santi Luca e Martina, foi projetada por Pietro da Cortona (1668), responsável também pela abside e pela rica decoração interior. A fachada foi projetada pelo cardeal Luigi Alessandro Omodei, que não aprovou o projeto de Carlo Rainaldi.


abóbada central tem afrescos com uma "Queda dos Anjos Rebeldes" (1677–1679) de Giacinto Brandi. A peça de altar, "Santos Ambrósio e Carlos com a Virgem e Jesus", foi pintada por volta de 1685-1690 por Carlos Maratta. A decoração em estuque é de Giacomo e Cosimo Fancelli. As estátuas dos santos são de Francesco Cavallini. Afrescos  da "Justiça" e "Paz" são de Girolamo Troppa. No deambulatório encontra-se um nicho onde um relicário abriga o coração de São Carlos. Ele foi doado à igreja em 1614 pelo cardeal Federico Borromeo, um primo do santo.
A primeira capela do lado direito é dedicada à Crucificação e abriga um afresco da "Vigilância", de Paolo Albertoni. A segunda é dedicada a "Maria Auxiliadora dos Cristãos", com uma imagem da Virgem doada por São Vicente Pallotti no século XIX e a terceira é dedicada à Sagrada Família. Do lado esquerdo estão uma representação do "Redentor e Santos Ambrósio e Carlos" e o monumento sepulcral de Federico Borromeo. (https://pt.wikipedia.org/wiki/BasÍlica_de_Santo_Ambrosio_e_São_Carlos)

Fotos: Lisete Chies.






sexta-feira, 18 de agosto de 2017

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Exposição Virtual Interativa

UM SHOW DE ÁGUAS


http://ngarteprodutoracultural.com.br/galeria/expo-3-2017/expo.html



Das belezas da natureza, a água é, sem dúvida nenhuma, a que nos proporciona encantamento e um sentimento mágico de se sentir em paz, sentimento este que está em apreciar as ondas dos mares, a correnteza dos rios, a beleza quieta dos lagos. Nada mais belo e que nos faz serenar do que apenas ficar olhando o vai e vem das ondas. Cada momento retratado em meus quadros é, sobretudo, uma homenagem a tudo que as águas nos trazem de belo, de bom e de tranquilo. Esta exposição tem por objetivo levar aos apreciadores de arte esta sensação de paz presente nas águas deste nosso planeta.

Lisete Chies

quarta-feira, 28 de junho de 2017


Exposição Virtual Coletiva ARTISTAS DO CATÁLOGO 2014 


Prorrogada até 30/06/2015 a exposição virtual interativa Artistas do Catálogo 2014 reúne 28 talentos que participaram do Catálogo Online de Arte da Nossa Galeria de Arte em 2014. 

A exposição virtual interativa Artistas do Catálogo 2014 apresenta um painel representativo da rica produção artística do seleto grupo do Catálogo Online da Nossa Galeria de Arte: são pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias e artes digitais que espelham a rica diversidade cultural brasileira. 

Artistas Expositores: Adriana Nassar/RJ, Antonia Lucia/RJ, CHJapp/SP, Clores Andrade Lage/MG, Elda Evelina/DF, Ernesto Duarte/RJ, Esterlita Salles/RS, Gêovane Abreu/RJ, Giselly Reis/DF, Graciette Moreira/SP, Heitor/BA, Ivan Muniz/DF, Lêda Watson/DF, Lee Kauê/SP, Lélia Parreira/MG, Lília Manfroi/RS, Lisete Chies/RS, Magno Ribeiro/SP, Marcia Guibal/SP, Maria Cecilia Camargo/RJ, Marinice Costa/PR, Mauricio Duarte/RJ, Morgana Brasil/BA, Nato L./SP, Rosângela Vig/SP, Teresinha Mazzei/ES, Theophilo Rodrigues/RJ e Xanda Nascimento/RJ.




REVISTA EM CONDOMÍNIOS



Com mais de 200.000 exemplares distribuídos em várias regiões de São Paulo e no ABC paulista, os leitores da Revista Em Condomínios, edição de maio, puderam apreciar nas 21 capas das revistas as obras de Lisete Chies,artista do nosso Catálogo Online de Arte.
Desde 2012, que a Revista Em Condomínios ilustra suas capas com as obras dos nossos artistas catalogados: Karla Bratfisch (fevereiro/2012), Heitor (março/2012), Adriana Nassar (maio/2012), Soussa (junho/2012), Dilva Camargo (agosto/2012), CHJapp (abril/2014), Ernesto Duarte (agosto/2014), Maria Cecilia Camargo (outubro/2014), Rosângela Vig (abril/2015) e Lisete Chies (maio/2015).

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Girasole’ una poesia di Corsino Fortes. Distogliere lo sguardo per vedere meglio.

Un’immagine: un’isola (una qualsiasi), circondata dalle acque del mare solcato da navi che simboleggiano la Storia e il tempo, che continuano inesorabilmente ad andare avanti, avvolgendo e inglobando tutto.
'Girasole' acrilico su tela, 2013, Lisete Chies (Porto Alegre 1961).
‘Girasole’ acrilico su tela, 2013, Lisete Chies (Porto Alegre 1961).
C’é una poesia dedicata ad un fiore, nello specifico si tratta di un girasole, con il suo stelo abbastanza robusto che non si agita più di tanto al vento, piuttosto segue il sole con leggeri movimenti, quasi come se fosse accecato da questo e non potesse evitare di fare altro. Platone diceva che avvicinandosi troppo al sole (o alla verità assoluta) si rischia di rimanere accecati e di non comprendere nulla. Se il buio pesto non concede visibilità alcuna, la troppa luce acceca: insomma, il risultato è lo stesso. Nel caso del sole, forse la soluzione sarebbe proprio guardare altrove, pur rimanendo nell’area illuminata, ma evitando di fissare esclusivamente la fonte principale di luce che acceca e quasi paralizza.
La poesia che segue di Corsino Fortes è forse una di quel gruppo di poesie più semplici da comprendere, meno enigmatiche, ma aperte a varie interpretazioni.
Sembra che il girasole sia proprio il simbolo dell’uomo capoverdiano, incitato a liberarsi dal potere, dalle strutture e dai pregiudizi per diventare finalmente libero. Ma, a pensarci bene, non si tratta solo dell’uomo capoverdiano poiché c’é qualcosa di assoluto in questa poesia. Oppure, potrebbe essere la metafora di un amante indeciso e intrappolato fra mille impedimenti e problemi, impossibilitato ad agire?
Capture
van-dyck-autoritratto-con-un-girasole1
Anthony van Dyck (1599, Antwerpen – 1641, London), “Autoritratto con un Girasole”, 1632, Olio su tela 60 x 73 cm, Collezione privata.
https://translature.wordpress.com/2015/08/21/girasole-una-poesia-di-corsino-fortes-distogliere-lo-sguardo-per-vedere-meglio/
Programação cultural                                                                                 
Secretaria de Cultura
Secretaria de Cultura

Até o dia 15 de janeiro de 2015 a Nossa Galeria de Arte (São João de Meriti/RJ) recebe em seu espaço virtual de exposições (www.ngarteprodutoracultural.com.br) a coletiva “Percursos”. A mostra é composta de 65 obras de 11 artistas de diferentes pontos do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Os artistas, de diversas abordagens das artes visuais - como pintura, desenho, fotografia e arte eletrônica - apresentam um recorte de suas produções, que ganham inspiração nas vivências, criatividades, técnicas e conhecimentos somados ao longo de suas trajetórias.

Esses percursos são o norte conceitual da exibição, que se traduz num painel de leitura de subjetividades criativas.

Artistas Expositores:

Adriana Nassar/RJ, CHJapp/SP, Dil Gomes/RJ, Elda Evelina/DF, Eliane Giannini/RJ, Ernesto Duarte/RJ, Gêovane Abreu/RJ, Graciette Moreira/SP, Lisete Chies/RS, Maria Cecilia Camargo/RJ e Rosângela Vig/SP.





Página Inicial


26/01/2016 - 06:15 

A diversidade da arte brasileira em grande mostra virtual


Com curadoria de Xanda Nascimento, a exposição virtual interativa Artistas do Catálogo 2015 reúne 23 talentos que participaram do Catálogo Online de Arte da Nossa Galeria de Arte (São João de Meriti/RJ) em 2015.
O Catálogo Online da Nossa Galeria de Arte conta com representantes de vários estados brasileiros, traduzindo-se num importante instrumento de divulgação na web, aberto a diferentes gerações, vivências, saberes, trajetórias, criatividades, tendências, estilos e técnicas, uma ambiência que possibilita o diálogo entre múltiplas linguagens, promovendo o conhecimento e reconhecimento dos nossos valores artísticos.
Em tempo em que o mundo privilegia a expansão de novas fronteiras em várias áreas e níveis, o Catálogo Online da Nossa Galeria de Arte oferece uma aproximação diferenciada com o espectador, contribuindo para o deslocamento da referência comum a centros culturais, galerias e museus, como chave de acesso à Arte.
A exposição virtual interativa Artistas do Catálogo 2015 apresenta um painel representativo da rica produção artística do seleto grupo do Catálogo Online da Nossa Galeria de Arte: são pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e artes digitais que espelham a rica diversidade cultural brasileira.
Para visitar a exposição interativa “Artistas do Catálogo 2015” acesse o endereço virtual www.ngarteprodutoracultural.com.br. Em qualquer dia, a qualquer hora, de qualquer lugar você poderá apreciar a exposição. Não se esqueça de deixar sua mensagem no Livro de Visitas!
Artistas Expositores: Adriana Nassar/RJ, Antonia Lucia/RJ, CHJapp/SP, Elda Evelina/DF, Eliane Giannini/RJ, Ernesto Duarte/RJ, Esterlita Salles/RS, Graciette Moreira/SP, Heitor/BA, Ivan Muniz/DF, Izabel Litieri/SP, Lee Kauê/SP, Lélia Parreira/MG, Lília Manfroi/RS, Lisete Chies/RS, Magno Ribeiro/SP, Maria Bonafé/SP, Mauricio Duarte/RJ, Morgana Brasil/BA, Rosângela Vig/SP, Sandrah Jordão/RJ, Teresinha Mazzei/ES e Xanda Nascimento/RJ.

No espaço virtual de exposições da Nossa Galeria de Arte [www.ngarteprodutoracultural.com.br].Conectado à internet, visite em qualquer dia, a qualquer hora, de qualquer lugar. Até 25/04/2016. Visitação gratuita [www.ngarteprodutoracultural.com.br] | Telefone: (21) 3071-6864.

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=312919

GALERIA DE ARTE DE ONTÁRIO - CANADÁ         Van Gogh         Pierre-Auguste Renoir ...