quarta-feira, 27 de setembro de 2017

 MONUMENTO A VITTORIO EMANUELLE II

                                         VENEZA - ITÁLIA

A estátua equestre, gravada por Alessandro Nelli , é colocada no topo de uma base de granito rosa de Baveno e pedra de Istria e representa Vittorio Emanuele II andando com uma espada na mão enquanto movimenta a batalha  .
Ao pé do monumento, na posição frontal, encontram-se duas alegorias da cidade  :
  • na parte de trás há a figura feminina sentada em " Veneza subjugada ", maltratada e presa após a derrota sofrida pela jovem República de São Marco (1848-1849), com uma espada quebrada na mão e uma cadela loira que morda as correntes imposto pela Áustria;
  • na frente, há a personificação da " Veneza triunfante ", desta vez orgulhosa da liberdade recuperada, com o braço esquerdo protuberante e uma espada descansando em sua mão direita, lado a lado com uma marcha de leão que arrasa que, ao mesmo tempo que rasga o tratado de Viena de 1815 , colocou a sua perna frontal esquerda em uma lápide com os resultados do plebiscito de Veneto em 1866 (641.758 votos para sim e 69 votos para não), por sua vez, no livro com o tradicional " Pax Tibi Marce" / Evangelista Meus ".
Nos lados do pedestal rosa de granito do lado longo, dois degraus laterais têm duas cenas  :
  • por um lado, a famosa batalha de Palestro , lutou nos 30 e 31 de maio de 1859, durante a Segunda Guerra da Independência , a primeira vitória do exército franco-piemontês nas tropas austríacas; Nos degraus embaixo está colocado o escudo cruzado da Casa Savoia ;
  • do outro lado há a entrada triunfal de Vittorio Emanuele II em Veneza finalmente libertada do domínio austríaco , que aconteceu no dia 7 de novembro de 1866, seguindo o plebiscito do Vêneto de 21 a 22 de outubro de 1866; nos passos subjacentes é um escudo com os símbolos de Roma (um capelão e a abreviatura SPQR ) (https://it.wikipedia.org/wiki/Monumento_a_Vittorio_Emanuele_II_(Venezia)













  • Fotos: Lisete Chies.


BASÍLICA DE SÃO MARCOS

                                                           VENEZA - ITÁLIA

Obra-prima arquitetônica única, uma mistura de Oriente e Ocidente. Uma das mais esotéricas  igrejas do culto católico, perfeita união entre a cultura oriental e ocidental. Constantinopla e suas façanhas são revividas nessa Igreja gótica-românica-bizantina que é longa,  quase 76,5 metros e larga, quase 63 metros, têm cinco cúpulas, sendo que a central tem 43 metros de altura.







  Fotos: Lisete Chies.

PRAÇA DE SÃO MARCOS - VENEZA - ITÁLIA

BASÍLICA DE SÃO MARCOS








  Fotos: Lisete Chies

terça-feira, 26 de setembro de 2017

 

                                 ROMA - ITÁLIA 

                          Detalhes da Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos.




Fotos: Lisete Chies.


ROMA - ITÁLIA

Detalhes da Basílica de Santo Ambrósio e São Carlos.


Fotos: Lisete Chies.

Roma - Itália 

A arte em cada canto desta bela cidade.
Cada praça, basílica, rua, tem um toque de arte.  É só olhar e se maravilhar com tanta beleza.

BASÍLICA DE SANTO AMBRÓSIO E SÃO CARLOS.

A construção foi iniciada no local onde antes ficava a antiga igreja San Nicola de Tofo por ocasião da canonização de São Carlos Borromeu (1610), sob a direção de Onorio Longhi e, após sua morte, de seu filho Martino Longhi, o Jovem. A planta é no formato de uma cruz latina enquanto que a cúpula, similar à de Santi Luca e Martina, foi projetada por Pietro da Cortona (1668), responsável também pela abside e pela rica decoração interior. A fachada foi projetada pelo cardeal Luigi Alessandro Omodei, que não aprovou o projeto de Carlo Rainaldi.


abóbada central tem afrescos com uma "Queda dos Anjos Rebeldes" (1677–1679) de Giacinto Brandi. A peça de altar, "Santos Ambrósio e Carlos com a Virgem e Jesus", foi pintada por volta de 1685-1690 por Carlos Maratta. A decoração em estuque é de Giacomo e Cosimo Fancelli. As estátuas dos santos são de Francesco Cavallini. Afrescos  da "Justiça" e "Paz" são de Girolamo Troppa. No deambulatório encontra-se um nicho onde um relicário abriga o coração de São Carlos. Ele foi doado à igreja em 1614 pelo cardeal Federico Borromeo, um primo do santo.
A primeira capela do lado direito é dedicada à Crucificação e abriga um afresco da "Vigilância", de Paolo Albertoni. A segunda é dedicada a "Maria Auxiliadora dos Cristãos", com uma imagem da Virgem doada por São Vicente Pallotti no século XIX e a terceira é dedicada à Sagrada Família. Do lado esquerdo estão uma representação do "Redentor e Santos Ambrósio e Carlos" e o monumento sepulcral de Federico Borromeo. (https://pt.wikipedia.org/wiki/BasÍlica_de_Santo_Ambrosio_e_São_Carlos)

Fotos: Lisete Chies.






GALERIA DE ARTE DE ONTÁRIO - CANADÁ         Van Gogh         Pierre-Auguste Renoir ...